A Leitura Cura

Somos um grupo de leitores apaixonados e lemos juntos, mensalmente, um romance histórico. Esse grupo é mentorado por mim, Bela Beirão, sou uma jornalista booktuber, que mora na Inglaterra. Com vasta experiência enquanto leitora, eu também me tornei bibliófila, ou seja, uma amante e estudiosa dos livros. Durante cada leitura, acontecem três lives. Na primeira, eu leio o primeiro capítulo ao vivo para quem está assistindo. Na segunda, a gente conversar sobre tudo que aconteceu na metade do livro e a terceira é a live final, momento em que conversamos sobre toda a história lida. As conversas são profundas, sendo abordados aspectos da narrativa e reflexões sobre pontos importantes que podemos levar para a vida. O compartilhamento de ideias contribui para a diversidade e a análise de diversos pontos de vista.

Há cinco anos me dedico aos livros e aos estudos literários. Já conclui vários cursos, no Brasil e na Inglaterra, e continuo a fazê-los pois acredito que nunca paramos de aprender. O aprendizado precisa ser constante e dinâmico. Afinal, a leitura cura e o conhecimento liberta. Após viver intensamente o poder de transformação dos livros, me mudei para a Inglaterra e continuei minha pesquisa sobre o poder de cura da literatura. E aqui eu não estou falando de livro de não-ficção ou auto ajuda. Estou destacando, primordialmente, a ficção. E foi justamente aqui na Inglaterra que encontrei vasto material sobre a biblioterapia, o que, inclusive, é utilizado pelo sistema de saúde público inglês para a saúde mental e o bem estar.

O psicólogo e pesquisador britânico Neil Frude comprovou, por meio de um estudo realizado no país, que leitura em grupo pode, em alguns casos, eliminar a necessidade de uso de antidepressivos. Com essa pesquisa, o sistema de saúde inglês (NHS) criou um programa de leitura em grupo como uma ferramenta para as pessoas com demandas específicas de saúde mental. Esse programa se chama Books on prescription. Ou seja, a farmácia do NHS possui remédios químicos e literários.

Uma outra pesquisa realizada também na Inglaterra, pela Universidade de Sussex, apontou que apenas seis minutos de leitura conseguia reduzir os níveis de estresse em 68%. Era possível desacelerar os batimentos cardíacos e relaxar a musculatura para que o corpo entrasse em modo de relaxamento. O que mostra que apenas seis minutos de leitura diários podem mudar a vida das pessoas.

Eu sempre acreditei no poder dos livros, na cura individual e na cura coletiva por meio da literatura. Das mais variadas maneiras, sejam físicas e mentais (individual) ou sociais (coletivas). E a ideia desse clube é justamente trazer essa possibilidade para cada vez mais pessoas. Com trocas e compartilhamento de ideias, podemos juntos ampliar o nosso repertório, nos conectar com diferentes tipos de pessoas, construir e fortalecer autoestima, além de usufruir dos prazeres que as histórias podem nos proporcionar.

Sendo assim, te convido a participar do meu clube, que é nosso. E sendo nosso, ele também é seu. A participação é gratuita. Caso você queira, também, ter acesso a conteúdos exclusivos sobre literatura e biblioterapia, material gráfico exclusivo para cada leitura, participar de sorteios e da nossa comunidade literária, oferecemos outros pacotes. Conheça os planos.

OBS. Em caso de necessidade, busque ajuda de um profissional da saúde. Eu trabalho com a biblioterapia como uma ferramenta importante e auxiliar para a saúde mental e o bem-estar.